Segredos de como contar uma história com apenas uma imagem


Adobe
Conversamos com um ilustrador e fotógrafo sobre como contar uma história com apenas uma imagem. 
Todas as imagens contam uma história, mas algumas nos envolvem mais do que outras. Elas nos fazem pensar no que acabou de acontecer de engraçado ou devastador ou nos faz perguntar o que acontecerá em seguida. Este mês, nos perguntamos como os artistas contam uma história inteira em apenas uma imagem. Portanto, entramos em contato com um casal de experts: o artista de posters de filmes Kyle Lambert e a fotógrafa Alina Schessler.

Contando uma história sem um final
Para o trabalho de Kyle nos pôsteres de filmes, o truque é capturar apenas o suficiente da história para deixar os espectadores intrigados, sem dar spoilers. “Quando eu criei o poster de Stranger Things, disse Kyle, havia um elemento importante que não podíamos revelar – o monstro – então, brincamos criando uma essência misteriosa que dá uma atmosfera do gênero de terror, sem relevar o que o terror vai ser.”
O primeiro passo de Kyle em um projeto novo é compreender a história e começar a rabiscar. “Neste estágio, a ênfase é em tentar resolver o problema visualmente. É o caso de descobrir quais elementos eu deveria incluir e o melhor lugar para inseri-los na composição, para que as pessoas possam entendê lo de uma vez só. Você tem apenas um segundo da atenção para passar uma ideia, então o principal é clareza e simplicidade.”

 
Existem muitas formas de abordar o problema. Ele pode ser trabalhado de forma simbólica, diz Kyle, como um sapato representando a Cinderela. Em outros momentos, ele pode ser mais literal, trazendo os personagens principais, o ambiente e até mesmo uma sequência de ação completa.“Você precisa descobrir o quão fundo você quer ir em um arco da história. Então, se houver um final assustador, você pode querer dar uma dica disso, sem explicar literalmente.”
O tom também ajuda a contar a história e, nessa parte, a cor é fundamental. O Sci-fi usa muito os azuis, enquanto comédias românticas usam paletas mais quentes. “Você pode olhar rapidamente para uma peça e, apenas através das cores, saber algo sobre ela. Mas, como um artista, você também pode querer explorar algo fresco e excitante, para criar  uma imagem única, sem se ater a essas restrições.”
Encontrando a história nas Imagens Stock
Embora o trabalho de Kyle geralmente não utilize imagens stock, ele acabou de terminar um projeto para nós – uma cena de conto de fadas repleta de histórias esperando para serem contadas, mas criada inteiramente com imagens stock. Para o projeto, ele usou iluminação quente e cores que evocam uma sensação de magia, e incluiu elementos retirados de temas dos principais contos de fadas.
Fotografando a história de uma vida
A fotógrafa Alina Schessler é uma mestra, quando o assunto é capturar as emoções. Seus temas mais comuns são pessoas, especialmente quando estão “atando os laços”.

Alina nos contou que existem estratégias chave para contar uma história em uma fotografia. Primeiro, evite uma foto encenada – a espontaneidade sempre conta uma história melhor, mesmo que o fotógrafo ajude a criar o clima. “Se uma família está sentada a uma mesa, por exemplo, é uma situação planejada, mas o momento que você fotografa pode ainda assim ser um momento em que você apenas está lá com a família e eles estão se divertindo um com o outro. É encenado, mas é um momento real.”
Alina tem estratégias para criar momentos assim. Por exemplo: ela pede às pessoas para contar segredos umas para as outras, ou que andem, já que o movimento impede que uma imagem pareça dura e planejada.

Um dos elementos principais em uma imagem autêntica, de acordo com Alina, é uma que é impossível de ser fingida – os modelos precisam estar à vontade com seu fotógrafo. “O mais importante, quando o assunto é captar uma história, é a pessoa está confortável com você. Dessa forma, elas podem revelar suas emoções reais.”
Nós temos mais histórias para contar
Se você está interessado em descobrir seu próprio jeito de contar histórias, confira as dicas de alguns dos nossos experts da Adobe e tente criar uma história com o Adobe Spark.
Não perca também nossa galeria do Adobe Stock de imagens que contam histórias. Seja você também um colaborador Adobe Stock e ganhe dinheiro com suas fotos.