A ABORDAGEM CRIATIVA PARA FOTOS DE BANCO DE IMAGENS


Adobe
As imagens stock geralmente recebem uma má reputação. Mas uma nova geração de fotógrafos de banco de imagens têm dado às empresas acesso a fotos mais autênticas e mais atraentes do que nunca. Aqui estão as dicas de fotógrafos para criar projetos de destaque usando esse tipo de imagens.
A imagem é uma parte essencial do conteúdo da marca. Ela comunica visualmente as histórias que atraem o público e, deste modo, constitui uma base dos negócios. Para a maioria das organizações, o acesso a imagens de qualidade, como fotografias, vem na forma de banco de imagens — uma fonte que muitas vezes recebe uma má reputação.
Um banco de imagens estereotipado é excessivamente artificial e sem emoções. No entanto, uma nova geração de fotógrafos de banco de imagens está contribuindo com fotos mais autênticas e atraentes do que nunca. Eles estão criando imagens poderosas que cativam o público e compartilham mensagens distintas.
Quando chega a hora das empresas usarem esse tipo de material criativamente, quem melhor para dar conselhos do que as pessoas que primeiro trouxeram a foto à vida? Entrevistamos três dos fotógrafos de banco de imagens mais inovadores do negócio. Aqui estão suas dicas para criar projetos de destaque a partir de fotografias prontas.
Equilibre ideias entre mensagem e imagem
Ryan Longnecker, um fotógrafo de paisagem ao ar livre e de viagens de Los Angeles, sugere que os designers selecionem imagens abstratas para acompanhar as mensagens literais na reprodução e vice-versa.
“Quando você tem uma imagem óbvia e a combina com um ponto forte e claro, os dois elementos ou não combinam e conflitam, ou combinam muito bem e competem”, diz ele.
Existe um equilíbrio delicado entre a imagem de um projeto e sua mensagem. Tente combinar imagens mais abstratas com mensagens literais e imagens literais com mensagens abstratas. POR: RYAN LONGNECKER.
O oposto também é verdade. As mensagens com pontos abstratos combinam bem com imagens mais óbvias. “Quando uma imagem é bastante literal e está acompanhada com uma mensagem que é um pouco mais abstrata ou emocional, ela permite que o observador se fixe em algo”, diz Ryan.
Faça experiências com reenquadramento e extensão
“Embora não seja um conceito novo ou emocionante, o reenquadre é uma ferramenta incrivelmente simples e eficaz,” diz Jacob Lund, um fotógrafo de banco de imagens estabelecido em Copenhague. “Você pode realmente mudar a aparência e a impressão de uma imagem experimentando diferentes enquadres.”
Embora não seja uma ideia nova, reenquadrar uma imagem criativamente pode mudar todo o foco e a impressão da foto. POR: JACOB LUND.
Os designers estão acostumados a reenquadrar as imagens para ficarem menores e obter o tamanho e foco que eles precisam para os seus layouts, mas estender uma imagem pode ser igualmente eficaz.
Em vez de reenquadrar uma imagem para ficar mais justa, os designers podem estendê-la deixando mais larga ou alta e criar digitalmente a parte que falta da imagem. “Com ferramentas como o Content Aware Crop do Photoshop, você não precisa mais ser um gênio de edição para estender as fotos de forma criativa”, diz Jacob. “Se o trabalho é mais avançado, geralmente fazemos uma mistura de clonagem e prolongamento de partes existentes da imagem.”
Torne suas as imagens de banco de imagens
As imagens de banco de imagens são mais poderosas quando usadas como base para um projeto de design. Em vez de baixar, arrastar e soltar, os fotógrafos sugerem que os designers combinem recursos múltiplos do banco de imagens para criar artes novas.  
“Eu realmente recomendo trabalhar com métodos clássicos, como cortar as fotos em pedaços, fundir diferentes fotos e estruturas, e brincar com cores, gráficos e tipografia para encontrar novas e belas maneiras de apresentar a imagem,” diz Felix Rachor, um fotógrafo de moda, beleza e celebridades estabelecido em Berlim.
Quando os designers pegam uma imagem de banco de imagens e a modificam para algo novo, eles dão às empresas a oportunidade de compartilhar seu ponto de vista único com os outros, alinhar de forma mais eficaz a imagem de banco de imagens com sua marca e garantir que elas nunca terão a mesma imagem que um concorrente.
Não perca de vista as tendências visuais durante o processo de edição. Por exemplo, as imagens cruas e naturais estão em tendência. Reenquadrar esta foto enfatiza sua aparência e impressão naturais. POR: FELIX RACHOR.
Os fotógrafos de banco de imagens tiram fotos com as últimas tendências visuais em mente. Não perca de vista essas tendências à medida que você edita suas imagens. Aqui estão alguns pontos que nossos especialistas em fotografia sugerem lembrar:

O lo-fi (baixa fidelidade) é o novo hi-fi (alta fidelidade). Busque por qualidades cruas em suas imagens.
Tenha cuidado com o quanto você retoca a pele. A aparência plástica está fora de moda. O natural é tendência, e menos é mais.
Use layouts de estilo colagem para apresentar imagens múltiplas. A justaposição de imagens em vários ângulos pode criar uma experiência de visualização mais interessante do que percorrer slides.
O colorido está retornando. Os filtros vintage foram populares nos últimos anos, mas agora há uma demanda por cores vibrantes. Tente aumentar o colorido em suas fotos e criar um poderoso contraste de cores.

O poder do banco de imagens
Os dias em que as imagens de banco de imagens eram sem graça e triviais ficaram para trás. Com fotógrafos criando cada dia mais e mais fotografias únicas, o banco de imagens oferece uma oportunidade para que os designers tenham fácil acesso a uma riqueza de imagens extraordinárias. Com as ferramentas certas e um toque criativo, os designers podem tornar seus esses recursos. Uma imagem do banco de imagens pode ser a base para projetos de negócios impactantes e bem-sucedidos. Saiba como vender suas fotos para a maior comunidade criativa do mundo: Adobe Stock Brasil.